Saber lidar com o que é novo

Janeiro é o mês que eu gosto quando ele chega. E vou dizer o porquê! Ele faz parte de algo que está no início de mais um nessa família de doze irmãos. Ele é o caçula e o dezembro é o mais velho.

 

Nós, seres humanos, temos que passar por todos os meses do ano, se vivermos, é claro. Porém, tudo que é novo temos que saber lidar e o mês de janeiro se apresenta a nós como o primeiro mês do ano. É o novo em nossas vidas e nem sempre somos capazes de lidar com o que é novo. O janeiro passado já se tornou velho e pouco iremos lembrar o que ocorreu no passado e, o janeiro novo já se apresentou trazendo o título de “Ano Novo.”

 

Surgem muitas perguntas: “Como vai ser este ano? O que será que vem por aí?” Talvez seja o ano da mudança ou da realização. Enfim, seja o que for temos que saber lidar com o novo que vem.

 

Eu comparo o novo ano, com os trabalhos que faço em nossa comunidade. Eu tinha um trator do ano 75. Ele estava velho, cansado, não havia nele tantas tecnologias. Como não sou formado no assunto eu me dava bem com o meu Bentinho (trator), mas resolvi comprar um novo. Como foi difícil! O novo era maior, mais forte, mais bonito, mas tinha um problema: era o novo. Eu precisei fazer vários estudos em seu manual de instruções para saber lidar com o novo trator. Foi melhor? Muito melhor! Porém, me tirou da minha zona de conforto, pois tinha que aprender lidar com o novo (Gaudium et spes §5).

 

Assim é tudo que é novo em nossas vidas, inclusive o ano novo. Temos que sair às vezes de nosso conforto para enfrentar as mudanças que ocorrem em cada ano que vem. Exemplo: mudanças políticas quando chega a sua época, mudanças climáticas, mudanças às vezes com um novo bispo, ou padre, ou mudanças na família, etc. E para enfrentar as mudanças que possivelmente ocorrem em o que é novo, só temos um jeito: buscar sabedoria no Espírito Santo. Jesus falou que nos daria o seu espírito e ele nos ensinaria (Romanos 8, 26-27).

 

Com a sabedoria do Espírito, venha o que vier, seja novo, seja velho, com tecnologia ou sem, venceremos! Porque aquilo que não conseguir com os meus esforços o Espírito dará auxílio as nossas fraquezas (CaIC §741).

 

Que venha de janeiro a dezembro. Vamos ter vitória, pois Cristo nos garante e deixou o seu Espírito empenhorado para nos defender (II Coríntios 5, 5).

 

Busque Ele e vença o novo que vem, sabendo lidar com as mudanças.

 

Feliz ano novo para todos, seu fundador da Comunidade Palavra Viva, Imaculado Coração de Maria,

 

João Camilotti Filho.