Em João capítulo cinco conta que havia um homem paralítico e fazia trinta e oito anos que sofria desse mal. Em Jerusalém havia um tanque que de tempo em tempo as águas dele se agitavam. Diziam que quem saltasse primeiro nessa água seria curado e normalmente isso acontecia nos momentos de festa. Todos que tinham esse conhecimento pegavam seus doentes e levavam nesse lugar. Num determinado dia Jesus estava lá, viu esse paralítico deitado e então perguntou se ele queria ser curado. O paralítico sem esperança, disse: “Eu quero, mas como vou ser curado? Quando vão me levar ao tanque os outros que são menos doentes chegam primeiro e eu perco a chance!”
Irmão, quanto sofrimento teve esse paralítico! Se há trinta e oito anos ele esperava por essa cura, imaginamos quantas vezes ele se revoltou por ter perdido essa chance de ser jogado no tanque. Embora a bíblia não tenha esse relato, imagino que os seus diziam: “Vamos colocar ele no tanque! Quem sabe um anjo volta e agita a água.” Se isso realmente acontecia, algo não se resolvia porque ele não foi curado. Posso até imaginar na revolta ou na mágoa que ele ficava!
Isso nos ensina que as coisas não acontecem na hora que queremos. Não é na nossa hora e sim na hora de Deus. Enquanto ele não era curado, era amarrado pelo espírito da mágoa e a revolta com seu estado de vida.
Estando ele deitado, Jesus chega e faz uma pergunta: “Queres ficar curado?” Ele não conhecia Jesus e para ele seria até uma pergunta tola de quem não tinha o que fazer. Se ele estava ali deitado, claro que ele queria ser curado! Então Jesus ordenou: “Levanta-te, toma o teu leito e anda.” No mesmo Instante, ele tomou seu leito e andou.
Querido, o paralítico não precisava do tanque, não precisava de alguém para colocá-lo na água, ele precisava de Jesus! Ele agora é um homem curado! Entrou a alegria e saiu a tristeza, entrou a liberdade e saiu a prisão. Ele está livre em Jesus. Suas mágoas, revolta, falta de perdão, tudo isso o amarrava. Jesus libertou de tudo isso.
Jesus então dá uma recomendação: “Veja que agora está são; não peques para não te acontecer coisas piores.”
A cura traz perdão e o perdão traz a cura.
E você que ainda se acha preso, amarrado, paralítico ou em alguma situação, reflita bem esse texto e perdoe para ser curado. E seja curado para perdoar.
De seu fundador da Comunidade Palavra Viva, Imaculado Coração de Maria. Graça e paz.
João Camilotti Filho