Jesus é o Senhor

Desde que me conheço por gente, sempre ouvi dos meus pais o dever em respeitar os mais velhos e chamá-los de Senhor. Com o passar do tempo, aprendi que “senhor” é o modo de educação e de respeito pelas pessoas experientes e conhecedoras que viveram mais tempo que nós.
Nessas idas e vindas da vida, conheci através da igreja nas minhas catequeses, o “Senhor Jesus.” Sempre questionava a respeito do que significava essa palavra. Até que um dia, aprendi o verdadeiro sentido dela quando li: (Filipenses 2, 5) e pude perceber que a palavra “Senhor” tem dois sentidos.
1. Senhor do mundo: quando tem um cargo elevado, exibe uma autoridade e todos intitulam de “senhor fulano de tal.” Na verdade, esse título não vem de graça a ninguém. É com muita luta que se conquista. Seja como for, todos irão conhecê-lo como “senhor”: senhor presidente, senhor deputado, senhor bispo, etc. Esses títulos, são os senhores que atuam nas funções terrenas desse mundo que existem e, é preciso.
2. Há um Senhor que está acima de todos esses senhores: o “Senhor Jesus.” Nem todos os senhores do mundo, se compara com o Senhor Jesus. Porque digo isto? O verdadeiro sentido da palavra, diz muitos fatores. Então, ao dizer Senhor referimos a Autoridade Maior, Libertador, Pai, Poderoso, etc. Tudo isso é verdade, mas o verdadeiro sentido da palavra quer dizer: aquele que manda. Todos os outros senhores podem mandar, mas nem sempre tem o resultado que esperam, diferente do Senhor Jesus: ele mandou a lepra sair de dez leprosos e ela saiu; mandou o cego ver e ele enxergou; mandou o morto ressuscitar e ele reviveu.
Então esse é o verdadeiro Senhor, ou seja, aquele que manda. Os outros são senhores diferentes de Jesus, pois Ele manda e tudo acontece.
Eu lembro que a mãe dos filhos de Zebedeu fez um pedido pra Jesus, dar o melhor lugar no reino de Deus para eles. Ela entendia e via em Jesus uma autoridade desse mundo, mas, Jesus sendo de condição divina não se igualou a seu Pai: se humilhou até a morte de cruz.
Veja, é uma autoridade diferente. É um Senhor diferente. A verdadeira autoridade empenhada no Senhor não é o que condena, não é o que prende, não é o que mata, mas é o que morre para fazer a outra viver. Foi o que Ele fez! Por isso, Deus o exaltou com o nome que está acima de todo nome. Lembro que ao pedido da mãe dos discípulos para ter o primeiro lugar, os outros discípulos começaram discutir também querendo o mesmo. Com isso, vem o sentido da palavra Senhor. Jesus chamou-os e disse: “Sabeis que, quem governa e tem autoridade é chamado de senhor, mas entre vós não deveis ser assim. Todo aquele que quer se tornar grande entre vós se faça vosso servo,” (Mateus 20, 1-28).
Na filosofia de Jesus: o primeiro seja o último; quer ser grande, se faça pequeno; quer receber, comece a dar. Assim começamos entender o que significa a palavra Senhor.
Hoje, sei que o verdadeiro Senhor não é o que ordena, mas o que promove o outro. Façamos assim e veremos o resultado.
De seu fundador,

João Camilotti Filho