A quem buscais?

Todos nós precisamos ter um objetivo de vida. Uns buscam fazer o bem, outros não conseguem e fazem o mal. Estou me referindo ao que fizeram com Jesus: depois de três anos de perseguição chegaram à conclusão de matá-lo.
Instigado por Judas encontraram Jesus, mas não tendo muita coragem de encarar, param diante Dele. Jesus adiantou e disse: “A quem buscais?” (João 18, 4). Essa é uma pergunta que não se cala diante da sociedade. Muitos buscam fama, sucesso, prazer, etc. Outros procuram Jesus, mas não por ser o filho de Deus ou Salvador, mas por interesse em ser beneficiado por algo, como ser curado, arrumar um bom casamento ou que os negócios deem certo... Tudo isso pode e deve ser feito, mas devemos em primeiro lugar buscar Jesus por ser o filho de Deus e quem nos leva ao reino de Deus, além de adorá-lo como o Senhor de nossas vidas.
Ele nos ensinou: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus” (Mateus 6, 33). O reino de Deus é diferente do reino do mundo. Quando busco o reino Dele, o resto é acrescentado em minha vida. Judas, por exemplo, conviveu o tempo todo com Jesus, era um escolhido para anunciar o reino de Deus, mas buscava fazer toda a missão não por Jesus, e sim pelo seu próprio interesse. No fim, deu no que deu! (Atos dos Apóstolos 1, 18). Seu interesse era tanto, que acabou vendendo-se por 30 moedas de prata.
Que triste é saber que muitos dentro da missão estão com a mesma atitude de Judas. Cometem erros e colocam Jesus no meio da história. Por exemplo: não se entende mais no casamento, se separa, arruma outra família, vive em adultério e depois diz: “Foi Jesus que preparou essa mulher (homem) para mim” (Catecismo da Igreja Católica 1649-1650).
Para mim Jesus não é autor do pecado, Ele não aceita o errado. As pessoas podem ser de Jesus, mas suas atitudes não. Então a quem buscais? Essa é a atitude da maior parte dos que são chamados cristãos. Querem seguir Jesus, mas sempre com o interesse de ser beneficiado por alguma coisa. Vejo isso na pessoa de Giezi, servo de Eliseu: quando Naamã foi curado da lepra ele quis beneficiar Eliseu. O profeta não fazia nada por dinheiro e não quis receber nada como paga do que fez, no entanto seu servo Giezi engordou os olhos e foi atrás de Naamã para pegar o que Eliseu rejeitou. Leia II Reis 5, 20-27 e veja no que deu!
Um outro fato foi com os discípulos. Jesus atravessou o lago de Tiberíades e uma multidão seguia-o. Multiplicou cinco pães e dois peixes, alimentou todos e deixou sobrando ainda 12 cestos. Com isso, os discípulos queriam estar perto de Jesus, mas Ele dá uma bronca neles. Leia o texto em João 6, 1-28 e entenda o que aconteceu, na verdade todos estavam em busca de Jesus, mas com interesse.
O duro é que essa história repete-se até os dias de hoje, então faça-se a pergunta: “A quem buscais?” e de que forma você busca Jesus? Pense sério nisto! Você o busca por ser o Filho de Deus e quer adorá-lo ou por seu interesse pessoal?
Querido seguidor de nossa missão Palavra Viva, Imaculado Coração de Maria, que Jesus te abençoe.
De seu fundador,
João Camilotti Filho