Gosto de estudar os acontecimentos bíblicos e analisar como tudo acontecia na missão de Jesus, como Ele fazia, com quem O seguia e pedia sua ajuda. Gosto também dos que queriam ser ajudados e como faziam para serem beneficiados.
Jesus, uma numerosa multidão e seus discípulos chegaram em Jericó e lá estava sentado à beira do caminho um cego que vivia mendigando. Sabendo que era a turma de Jesus começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” Ao ouvir aqueles gritos Jesus parou e disse: "Chamai-o". Chamaram o cego, e creio que ele ficou com medo. A cultura da época dizia que, quem tivesse uma deficiência, seja qual fosse, era um demônio ou uma maldição. O cego se sentia descartado da sociedade, tanto que ele era um mendigo. Sabia da fama de Jesus e reconhecia seu estado de vida. Cheirando mal, com fome, sujo... Como iria se aproximar daquela celebridade? Teve medo. Os que conheciam Jesus sabiam que, se chamou, alguma coisa iria acontecer. Então encorajaram o cego: “Vai, ele te chama!” O cego teria que ter decisão de ir ou não ir, mas, ele tinha todo o seu patrimônio que era seu bem: uma capa. Por suas limitações era difícil arrastar a capa, então: ou a capa ou Jesus. Ele foi inteligente! Largou a capa, e preferiu Jesus. Então Jesus perguntou-lhe: "Que queres que eu faça?” Será que Jesus não sabia o que ele queria? Claro que sim! Mas o necessitado era o cego. Jesus age através da palavra e quando o cego gritou “Jesus, Filho de Davi”, foi palavra, porém foi só palavra. Agora Jesus quer a definição da palavra, e disse: “O que queres que eu faça?” O cego definiu. Os primeiros atos já haviam acontecido, que foi só levantar, andar, e lançar fora a capa. O último estágio era dizer: "Eu quero ver!”.
Jesus gosta muito de ver nossas decisões e viu que mesmo com dificuldade, talvez tremendo, ele deu o direito de Jesus agir. Com isso Jesus confirma sua atitude e disse: "Vai, tua fé te salvou". Por isso eu gosto de ver como disse no início desse informativo: a fé responde pelos seus atos. Pela atitude do cego ele foi curado.
E você, que atitude está tendo para receber sua cura? Será que você não precisa se livrar da capa para ir, até enxergar como o cego enxergou?
Querido irmão, muitas capas nos têm impedido de chegar até Ele: capa da preocupação, do desamor, amar mais o trabalho do que a missão, etc.
Veja qual dessas e tantas outras possam estar impedindo você ver Jesus.
Entenda: a fé sem obra é morta (Tiago 2, 14-17).
Joga a capa irmão!
De seu fundador,
João Camilotti Filho